4.11.04

Mais do mesmo

Os americanos entregaram a George W. Bush a maior votação alguma vez expressa para eleger um Presidente.
Agora não há dúvidas: os Americanos têm o presidente que merecem. Preferiram o acossado ao ponderado.
O problema é que a escolha do Presidente dos E.U.A. é igualmente uma escolha para o resto do mundo. Porque os tipos nunca se confinam às suas fronteiras.
Pelos vistos os americanos cederam ao medo. é a explicação que mais se ouve no mundo dos comentadores, e é aquela que se afigura mais lógica. Michael Moore falou desse "medo" no "Bowling for Columbine" e cada vez mais acredito que os "todo-poderosos" E.U.A. agem motivados pelo medo. E como qualquer animal selvagem, acossados, reagem da pior maneira, agredindo.
Vamos ter mais quatro anos do mesmo. Guerra. Especulação no mercado petrolífero, com altas desproporcionadas do preço do petróleo. Instabilidade acrescida no Médio Oriente. Terrorismo globalizado e sempre inesperado. Favorecimento de certos grupos económicos. Desrespeito pela Natureza, e continuação da agressão ecológica. Medo. Os americanos ficarão ainda com um déficit em crescendo, com o desemprego e pobreza alargados, com a falta de segurança, um Estado securitário... e o sentimento de serem os maiores... porque é isso que continuam a dizer os filmes e os media que consomem.

E nós não os podemos ignorar...
Palhaços.

Sem comentários: