29.11.05

Jardinagem

Ferndando Meireles, realizador brasileiro do fabuloso filme que é "A cidade de Deus" foi recrutado para uma produção americana, com interpretações inglesas e locações africanas, londrinas e berlinenses. Falo do "The constant gardener", filme baseado na obra homónima de John Le Carré, mestre da conspiração e espionagem.
A história move-se no seio da comunidade diplomática britânica, e a intriga deixa de lado as habituais espionagens internacionais para dar lugar à conspiração económica no mundo da indústria farmacêutica e dos testes indiscriminados em doentes carenciados do continente africano, neste caso Nairobi, Quénia.
-
Image hosted by Photobucket.com
-
Com sensíveis interpretações de Ralph Fiennes e Rachel Weisz, a segura criatividade de Fernando Meireles guia-nos por uma visita ao lado africano que estamos habituados a ver exclusivamente pela mão dos repórteres, e nas fotografias de desgraça que costumam ser expostas na World Press Photo. Mais uma vez nos aproximamos dos personagens, quem sabe demais, e queremos que eles ajam de forma diferente. MAs não são heróis, super-heróis... são gente, comum, empenhada, apaixonada.
A intriga não nos põe ansiosos por descobrir o que quer que seja. Meireles antecipa o fim e dá todas as pistas para lá chegarmos. Apenas nos oculta o caminho.
É, pois, um filme seguro, agradável, emocionante e, sem dúvida, para ver.

Sem comentários: