23.11.05

O cinema das relações

O cinema francês já nos habituou a tratar as relações humanas com uma profundidade, beleza e sensibilidade que o cinema norte-americano apenas ousa atingir em algumas esporádicas produções independentes.
Fui ver o "Les Poupées Russes", sequela de um outro filme que agora tenho que, desesperadamente, ver "L'auberge espagnol".
-
-
Image hosted by Photobucket.com
-
-
Ainda não sei explicar a sensação que me invade quando vejo filmes como este. Pouco depois do início da projecção sinto-me tão próximo dos personagens que a sua vivência me afecta. Aqueles personagens poderiam ser gente normal, das minhas relações pessoais e por isso envolvo-me com a acção. Rio-me com gosto, sinto com intensidade, apetece-me interagir com eles, falar-lhes, dar a minha opinião.
E o realizador, Cédric Klapisch, tem pormenores deliciosos, criativos, seguros.
-
Image hosted by Photobucket.com
-
O actor principal, Romain Duris, foi recentemente descoberto por mim no filme "De tanto bater o meu coração parou". Mais um actor francês a encher a tela, desta feita acompanhado, soberbamente, por Audrey Tautou (lembram-se de Amelie), Cecile de France, Kelly Reiley, Kevin Bishop e Evguenya Obraztsova, entre outros.
Recomendo o visionamento deste filme. Não só vale o preço do bilhete, como será uma pena perder cinema deste.

Sem comentários: