12.10.04

Anos '80 - 80 memórias (11)

A revolução das embalagens
Nos anos 80 o leite vigor vendia-se em garrafas de vidro. Aquelas garrafinhas de 1/4 de litro que se vendem nos cafés, e que hoje são de plástico, eram então de vidro. E a irmã mais velha, de um litro, era de vidro, naturalmente.
Os iogurtes, vinham todos em copos de vidro. Também não havia muitas marcas ou sabores. E, ao contrário dos nossos dias, não eram para deitar fora. Devolviam-se quando se ia buscar mais, assim como as garrafas de vinho e cerveja que ainda hoje pagam depósito.
Os garrafões de água do Luso e do Cruzeiro (não me recordo de outras marcas) eram de vidro, com um revestimento de plástico que tinha a pega.
E nos anos oitenta tudo isso mudou. Apareceram as embalagens tetra-pack e tetra-brick e ainda as embalagens da treta. Começaram pelos pacotes pequenos do leite, daquele leite uht, simples ou com chocolate e rapidamente se lançaram para o litro, e para o leite do dia. Os iogurtes passaram às nossas conhecidas embalagens de plástico. Os garrafões de água viraram plástico.
Recordo que foi a água do Luso a primeira a ter um garrafão de plástico, azulado, redondo, e de ver na loja o merceeiro a atirar o garrafão ao chão, o qual saltou e rebolou de um lado para o outro, para mostrar a uma senhora de idade que aquilo era seguro, que não se partia, que até era melhor que os de vidro. E lembro-me dela dizer que preferia levar um dos antigos.
Não foi nada calma a revolução. De um momento para o outro desapareceram as embalagens de vidro. Desapareceram mesmo.

Uns anos depois reapareceram os iogurtes em copos de vidro. Para deitar fora. O leite Vigor foi mudando de embalagem, mas nunca regressou ao vidro. Recriou o "quarto de Vigor" mas em plástico, livrando-se de uns feios e reduzidos pacotes que durante anos ainda estiveram pelos cafés. As águas, de mil e uma marcas, apenas mantiveram o vidro em garrafas de mesa para restauração.
Aumentou o lixo. Apesar de tudo, creio que aumentou a higiene.
Viva o descartável.
Viva o "compra-usa-e-deita-fora".

Sem comentários: