26.10.04

Anos '80 - 80 memórias (14)

Guerra Fria


(Bomba-H Yeso, 1962, 3.000 kt.)

Nasci, cresci e vivi a minha adolescência em tempos de Guerra Fria, aqueles tempos em que americanos e soviéticos se digladiavam por todo o planeta. Nada acontecia em que não se ponderasse que jogo de forças estava a decorrer entre águias e ursos.
Nessa altura era real a ameaça de aniquilação nuclear. Era uma ameaça sempre presente, que se sentia na literatura, no cinema, na televisão. Qualquer braço de ferro que se estabelecesse num remoto país do mundo poderia escalar até ao botão vermelho. Falava-se frequentemente em retaliação e aniquilação total, na utilização estratégica de armamento nuclear e em resposta em massa. Em alvos potenciais e em como as armas nucleares que USA e URSS tinham eram suficientes para destruir três vezes o planeta.

(Bomba Boltzman, 1957, 12 kt.)


Temíamos que um desatinado qualquer acendesse o rastilho do paiol. E se morrer era um pensamento desagradável, sonhar com a sobrevivência num inverno nuclear era uma miragem de sofrimento.
Só quando Gorbachev chegou ao poder e se iniciou a Perestroïka foi real o sentido de desanuviamento. Contudo, durante algum tempo viveu-se a expectativa sobre se ele conseguiria cumprir os seus objectivos. Creio que conseguiu.
Hoje o mundo é, sem dúvida, mais seguro. Porque, não obstante os conflitos regionais que se vivem, e a crescente ameaça terrorista, aliada à ainda existência de um arsenal nuclear capaz de destruir o planeta, as probabilidades desse arsenal ser despoletado de uma vez são mínimas.
A insegurança permanece, pois nunca saberemos quando vai explodir uma bomba e matar umas centenas ou milhares. Quando vai alastrar uma qualquer guerra e apanhar-nos pelo meio. Mas, para quem viveu sob a possibilidade de, de um momento para o outro, ver um clarão e enfrentar a morte de milhares de milhões de pessoas por todo o planeta, isso é um mal menor.
A guerra fria acabou. Contudo, penso muitas vezes se tal ameaça não servia de travão a muitos impulsos bélicos. Porque a coisa poderia sempre correr mal e... "game over". Lembram-se do filme Wargames "Jogos de guerra"?


(Bomba-H Oak, 1958, 8.900 kt.)

Todas as imagens retiradas daqui, onde podem ver muitas mais das explosões que abalaram o mundo.

Sem comentários: