1.10.04

Anos '80 - 80 memórias (7)

Bombokas

Nem tenho a certeza se o nome se escrevia assim, ou com "c" (bombocas). Sei que era um encanto ver o Pai Natal, à noite, a bater no vidro da montra de uma loja e, gesticulando e articulando todas as sílabas, pedir ao senhor que estava a encerrar o estabelecimento:
"Eu quero, Bom-bo-kas!"
ao que o senhor respondia. apontando para uma caixa de seis:
"Só ha estas. São para mim!".

Pesquisei na net e encontrei-as escritas das duas formas, com "c" e com "K", em vários blogs ou sites, mas nada institucional. Não consegui uma imagem das Bombokas. Nem consigo saber qual era a empresa, a marca do produto.
Posso apenas dizer que vinham em caixas compridas, de seis, lado a lado. Talvez houvesse caixas de doze. Nas lojas, as mercearias lá da terra, estava uma caixa aberta em cima do balcão e vendiam-se avulso. Podia lá chegar e dizer: "Sr. Ernesto, queria uma bomboka".
Depois, era pegar no pitéu. Uma bolacha tipo waffer, fina, redonda, sustentava toda a bomboka. Por cima, uma armação de chocolate muito fino dava-lhe a forma, cilindríca que culminava em meia esfera, parecendo o edifício dos telescópios dos observatórios astronómicos. Mas muito pequena, talvez com uns 7 centímetros de altura, não mais, por cinco de diâmetro. Por dentro, um creme fofo, muito açucarado com a consistência da espuma de barbear.

Havia várias formas de comer uma bomboka. A que mais usava era a de a virar "de pernas para o ar" e começar por libertar a bolacha, comendo-a. Depois, segurando pelo chocolate fino, e com muito cuidado para não o partir, sorver o creme, lambendo-o do seu invólucro. Terminar com o chocolate na boca, de uma vez, a derreter.

Havia bombokas simples, de sabor a baunilha. A memória que tenho da caixa é que era branca e verde, um verde pálido e outro mais escuro.
E havia as bombokas de morango, com caixa branca, rosa e vermelho, também este pálido. Creio que as cores estavam limitadas pelo simples cartão de que eram feitas as caixas.

Há à venda umas coisas parecidas com bombokas, mas que não são as verdadeiras. Vêm em caixas de plástico, tipo caixa de ovos. Não são a mesma coisa. Acho eu. Porque não posso assegurar que não sejam iguais, ou melhores pois não me lembro verdadeiramente do seu sabor. As bombokas fazem parte do meu imaginário como sendo uma coisa muito boa. Se calhar hoje, era mais uma "guloseima de puto".

Não interessa. Só há estas. São para mim!

Sem comentários: