9.12.08

Dose dupla

Este fim-de-semana alargado deu direito a dose dupla de cinema. Primeiro, uma obra séria que dá à tela um dos melhores livros de Saramago. "Ensaio sobre a cegeuira" é um filme estupendo, pela caracterização dos personagens à imagem daquilo que o autor escreveu.
Já li o livro, duas vezes, vai para uns anos. Entretanto, vi a encenação d'O Bando, cruel, esmagadora, fiel.
O filme poderia ser uma desgraça, especialmente porque virado para o mercado norte-americano. Mas não. Fernando Meireles foi fiel ao livro e a si próprio. Apenas cedências esporádicas aqui e ali, que não comprometem, e a sensibilidade para não ser escatológico nesta recriação da cegueira branca, do mundo nojento idealizado por Saramago. 5 estrelas. Vejam. E se, porventura, não conhecem a história porque nunca leram o livro e vivem noutro planeta, então contem com mais uma estrela :0)
O outro filme é uma sequela. Animada. E com muita animação. Aquem do primeiro, ainda assim este filme contém pérolas incríveis. Mais uma vez os pinguins são a cereja em cima do bolo, desde a primeira cena (no genérico) até ao fim. Não há dúvida que animais psicopatas têm um elevadíssimo potencial humorístico.
De resto, temos uma história que parece criada à força para albergar algumas piadas assentes em lugares-comuns da cinematografia. Diverte o suficiente para a habitual animação pré-Natal. No original, como compete. A versão portuguesa ver-se-á um dia, em DVD. Para o género, 3 estrelas chega. Não compromete, mas satisfaz apenas q.b.



1 comentário:

marisa m disse...

(Esta do planeta é comigo, não é?!)