24.11.08

Desertos (V)

(continuação)
4
FAMÍLIA

Havia muito tempo que os quatro se conheciam. As suas relações nasceram tinham Inês e Vasco cerca de dezoito, dezanove anos. Da mesma idade, foram colegas de escola até o 12º ano, frequentando o mesmo círculo de amigos ao qual trouxeram os companheiros que conheceram fora dele. A partir de então seguiram as suas vidas trilhando percursos bem diversos. Mas a amizade que se consolidou com a idade adulta aproximou-os mesmo nas horas difíceis.
Luis é o mais velho, hoje com quarenta e oito anos, e vive sem saudades dos vinte e dois anos de Marinha. Apesar de viajados, as limitações da Armada Portuguesa mantiveram-no por terra com frequência bastante para conquistar uma vida fora do uniforme. Assim conheceu Inês, seis anos mais nova, numa festa de uns amigos dos seus pais onde por acaso se cruzaram. Empenhada no início do curso superior de gestão encontrou no marinheiro o bastião de conforto, segurança e carinho que então necessitava. Era ele o porto que a acolhia nas tormentas universitárias às quais se entregou desejosa de ser sempre a melhor, e a partir do qual navegava durante as calmarias. Por arrasto aprendeu a amar Luis.
Lado a lado, garantindo as ausências náuticas o espaço de liberdade e dedicação à carreira que Inês buscava, construiram a sua vida. Quando Inês ficou desempregada, vendo a sua carreira precocemente interrompida, agradeceu a oportunidade. Sentia o desgaste da entrega que sempre oferecera corroer-lhe a saúde física e mental.
Com a situação de reserva de Luis a confiná-lo a terra, agarraram a hipótese de viver a calma campestre e fugir ao previsível descalabro das cidades. Em boa hora o fizeram.
Quando nasceu, a relação de Vasco e Luísa era criminosa, e escondida navegou durante dois anos. Luísa estava à beira de completar quinze anos e já Vasco somava vinte. Porém, o acaso levou a que se amassem quase instantaneamente quando se conheceram numa praia, juntamente com um grande grupo de amigos de Verão. No ano em que Luísa chegou à maioridade casaram-se. Já então Vasco herdara o negócio de antiquário do pai e assim sustentou o casal durante o período em que a sua mulher frequentou o curso de enfermagem. Três anos depois nasceu Nuno.
A proximidade dos casais era tanta que desde miúdo Nuno tratou Luis e Inês por tios. Os seus pais não tinham irmãos e aqueles dois, sempre presentes, eram o que mais perto de uma família tinha.
A família reuniu-se de novo, debaixo de um calor abrasador e devido a desagradáveis circunstâncias.
Em família partilhavam agora a mesma casa.
(continua)

Sem comentários: