13.4.05

Anos '80 - 80 Memórias (33)

Os anos '80 foram o auge do jipe português, o UMM, as iniciais de União de Metalo-Mecânica. Quem não se lembra daquele monstro de linhas quadradas, conforto reduzido, barulho acentuado e uma garra inimitável?
Image hosted by Photobucket.com
Naqueles anos o conceito de jipe era muito distinto do de hoje. Um jipe não era um veículo de luxo, com o qual as pessoas gostavam de andar só para se mostrar. O jipe era um carro de trabalho, e de paixão. Ninguém hesitaria em meter um ÛMM na lama, nas pedras, no ribeiro. Estão a ver os actuais proprietários de Mercedes ML, Porsches Cayenne, ou BMW X5 a fazê-lo? Claro que não. Agora um jipe não é para fazer essas coisas. Isso era então.
A grande, grande vantagem do UMM era o preço. Lembram-se dos jipes não pagarem Imposto Automóvel? E depois apenas 50% do IA? Tudo isso foi por causa do UMM. Como a quota de mercado dos jipes era reduzida, concedeu-se o benefício fiscal para incentivar a venda de UMM's. Quando o nicho de mercado foi descoberto e explorado pela generalidade das marcas, evoluindo o conceito de jipes, já a UMM deixara de produzir. Foi tempo de acabar com tal redução do IA.
Se quiserem espreitar a história da marca, cliquem aqui.
Desportivamente, o UMM teve coroas de glória.
Desde cedo, os UMM provaram ser os mais resistentes, tendo conseguido um feito ainda hoje notável: chegar a Dakar nos três anos de participação com todos os carros que saíram de Paris.
Em 1982, participaram 3 UMM e chegaram ao final os mesmos 3!Em 1983, à partida eram 4 UMM e à chegada também 4! Em 1984, à partida eram 2 UMM e à chegada também 2!
De destacar também a excelente temporada internacional do piloto Pedro Cortês em 1984, com três terceiros lugares conseguidos no Rali do Atlas, 24 horas de Mauleon e Baja Aragon
(esta informação foi retirada do site da UMM).
Image hosted by Photobucket.com
Ao fazer uma pesquisa para este 'post' descobri na internet uma comunidade de aficcionados do UMM como nunca tinha imaginado. É bom saber que estes veículos despertam paixões como os Land-Rover...

Sem comentários: