15.4.05

Maçonaria

Figuras como a da maçonaria preocupam-me.
A existência de um grupo de pessoas com fidelidades ocultas e agendas secretas, que se movem subterrânea e transversalmente a toda a sociedade fere o meu sentimento de liberdade.
Não há dúvida que na maçonaria (e falo apenas da portuguesa por dela ainda haver algum eco) estão incluídas figuras de relevo da sociedade. Políticos, dirigentes, juízes, advogados, gente que ocupa cargos no poder legislativo, executivo e judicial.
Aparentemente farão o seu trabalho de forma normal e adequada, tanto que não levantam problemas. Porém, existem intenções assumidas em privado que certamente condicionam decisões públicas, qui ça, distorcendo-as.
Esta semana veio a público que alguém, nos quentes dias que se seguiram ao 25 de Abril, se apoderou de uma lista com os mais de três mil informadores da PIDE, cujos esbirros foram a mais cruel face do regime fascita que sufocou Portugal. Numa decisão que julgo errada, escondeu essa lista e guardou-a. Se calhar pensou que iria haver uma caça às bruxas, uma vingança visceral sobre esses informadores e quis evitá-la. Ensina-nos a história que a moderação imperou no meio do radicalismo. Ainda assim, mais de três mil pessoas que considero inqualificáveis, permaneceram impunes.
Os agentes da PIDE davam a cara. Eram conhecidos e cometiam e cooperavam com as atrocidades do corpo pidesco. Após a Revolução (com R, e grande), os que por cá ficaram, responderam por isso (nem todos, pois uns até vieram a beneficiar de uma pensão durante um dos governos de Cavaco).
Porém, os informadores, os "bufos", eram a imagem mais viscosa, lamacenta e abjecta de um sistema cruel. Sem se mostrarem, denunciavam e estragavam a vida ao lutadores da liberdade, bem como àqueles que, por acaso, os incomodavam. Tinham um nojento poder que usavam na sombra, sem coragem para o assumir.
Mas, voltando à maçonaria, é curioso como agora reaparece esta lista entregue às mãos da maçonaria. Agora. Trinta anos depois. Será que entretanto foi usada essa lista? O poder que representa? Ou os "listados" colaboraram na decisão de a ocultar? Então, porque reaparece? Agora?
O que é a maçonaria?
A dúvida perturba-me. Muito.

Sem comentários: