18.4.05

Quanto pesa a vida?

Quanto pesa a Vida?, a Alma?, o Amor?, a Culpa?
Alejandro Gonzalez Iñarrito procura a resposta em "21 Gramas", mais um dos filmes em reposição no Ávila e que vi este fim-de-semana.
Image hosted by Photobucket.com
Que hei-de dizer sobre o filme?
Gostei da realização e da montagem que trazem algo de novo na forma de compreender a acção, em saltos sucessivos no tempo contínuo. Contudo, quando as peças do puzzle já fazem sentido, o artifício parece estar a mais. A história é, sem dúvida, boa, e intensa, tornando o filme pesado pela seriedade do tema.
Resumidamente, diga-se que Benicio Del Toro, criminoso procurando a regeneração sempre difícil atropela e mata um homem e as suas duas filhas. Atormentado pela culpa vive a vida em ruínas e descrê no Deus em que sustentara a sua redenção.
Sean Penn, homem com os dias contados, vai receber o coração do homem morto. Com a vida familiar em cacos procura a viúva do seu novo coração.
Naomi Watts, a viúva que perdeu igualmente as duas filhas, acaba por alimentar a sede de vingança que inicialmente despreza.
Image hosted by Photobucket.com
Contudo, para mim, o filme falhou. Onde? Em Penn e Watts. As suas interpretações desagradaram-me e emprestaram ao filme um excesso que falsifica a crua realidade que este exigia. O seu registo é demasiado mainstream de Hollywood. Pedia-se mais flexibilidade, mais criatividade, mais veracidade. Ao invés, Penn é igual a tantos outros personagens que já fez. Pode ser mania minha, mas não me lembro de nenhuma interpretação de Penn que me agradasse. Esta foi mais uma marca negra.
E é pena. Porque o filme merecia melhor.
Ainda assim, é um filme a ver.

Sem comentários: