24.1.05

TEAM AMERICA – The World Police


Trey Parker e Matt Stone, os criadores de Southpark, os desenhos animados para adultos com um humor ordinário, violento, corrosivo e sem preconceitos, fizeram mais uma longa metragem. Mas, desta feita, deixaram de lado o desenho e abraçaram a arte das marionetas.
Como os próprios dizem, numa altura em que a nimação gráfica elaborada por computador permite resultados visuais espectaculares, pretenderam regrassar ao mais básico. Filmar em "stop and go motion" (em que cada fotograma corresponde a um minúsculo movimento dos bonecos, sendo que cada 24 movimentos dão apenas um segundo de imagem) era demorado. Mas com bonecos movimentados por fios em tempo real, à escala tudo se torna mais fácil.

Imaginem-se a ver um teatro de marionetas. Tem a sua graça. Agora, dêem às marionetas cabeças electrónicas que permitem um melhor controlo do movimento, bem como da boca e olhos. E ponham-nas em cenários gigantescos, com equipamento à medida.
E interpretem um argumento delirante, repleto de violência, sexo, linguagem obscena, cheio de lugares-comuns, referências à cultura actual e à insanidade que assola os governantes e os que imaginam os Estados Unidos como a polícia do mundo.
Com este Team America ficaríamos muito mais seguros, ... desde que "os maus" não viessem para perto de nós.

O filme é delirante. Tem momentos brilhantes e corrosivos que despertam aquele nosso lado negro e mauzinho, acompanhado pelo riso, pela gargalhada. Tem coisas tão grotescas que têm mesmo que ser boas.
Mas convém avisar: não é por ter bonecos que é para crianças (está classificado para maiores de 16 anos). E não é para pessoas sensíveis. Uma pista: se não acham piada ao Southpark, é melhor não gastarem dinheiro no bilhete. Outra pista: está em exibição em poucas salas. Se querem vê-lo, não se atrasem.

Sem comentários: