17.2.05

Anos '80 - 80 Memórias (28)


Mira técnica

Perdeu-se a mira técnica. Lembram-se que a RTP iniciava as suas emissões às quatro da tarde? Ou pelas oito da manhã ao fim de semana? e que até iniciar a emissão exibia orgulhosamente a sua mira técnica acompanhada de música?



Quando as privadas apareceram também tinham as suas miras técnicas. Depois veio a emissão contínua, ainda que à custa do TV Shop e desapareceram as miras.

Juntamente com a mira técnica vinha o hino. Muitas vezes o ouvi naqueles anos oitenta. Porque a emissão abria, invariavelmente, com o espaço de desenhos animados que ansiosamente era esperado. A mira técnica dava lugar ao relógio, que nos últimos dez segundos fazia pi-pi-pi- piiii e dava lugar ao hino da RTP, empolgante. Normalmente seguia-se uma locutora de continuidade, antigamente em pessoa, dando a cara, depois em voz-off a anunciar a programação e, finalmente, lá tinhamos o nosso programa.

Longe vai o tempo em que a televisão não ocupava o dia todo. Agora, a qualquer altura, há imagem em movimento. E se tivermos TV Cabo, a qualquer hora podemos ver um programa minimamente interessante.

1 comentário:

Anónimo disse...

xiii.... o pi-pi-piiiiiiii.
Então não me lembro....eu não me importava de olhar 20 minutos para o círculo só para esperar o pi-pi-piiii seguido dos desenhos animados.....